URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS REALIZA COM ÊXITO A III CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A Unidade Regional de Educação de São João dos Patos – URE/SJP-MA, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, o Governo do Maranhão e o apoio dos prefeitos e prefeitas que compõem a URE mencionada, promoveram a realização da III Conferência Intermunicipal de Educação. O referido evento ocorreu na escola estadual Centro de Ensino Josélia Almeida Ramos nos dias 60 e 07 de março de 2018.

Autoridades das cidades que integram a URE/SJP prestigiaram a solenidade inicial. O chefe de gabinete da prefeitura de São João dos Patos, Sr. José Mário representou a prefeita Gilvana Evangelista que estava em outro evento estadual da saúde, o prefeito Roni Pereira de Mirador, o vice-prefeito João Haroldo de Colinas, a vereadora Bidu Santana de São João dos Patos, a gestora regional de educação Geralda Alves, Jardel Miranda superintendente. de articulação política, o diretor do IFMA-São João dos Patos Alessandro Tavares, a palestrante Maria Helena Ribeiro Maciel e Cícero dos Santos, Doralina Coêlho Secretária Municipal de Educação de Paraibano, Nando Emanuel representante dos alunos, compuseram a mesa para solenidade de abertura oficial. O evento foi conduzido pela chefa cerimonial Ana Teresa Fernandes. Secretários de Educação, equipes de SEDUCS/SEMEDS, professores, coordenadores, vereadores como Régia de Colinas e Francisco Leite de Paraibano prestigiaram o encontro educacional. A III Conferência Intermunicipal de Educação ultrapassou a 400 inscritos e participantes, tornando-se a maior conferência de educação dentre as 19 UREs, do Estado

Os artistas Cleiton Maranhão, Francisco e cantoras locais fizeram belíssimas apresentações culturais para abrilhantar o evento, antes mesmo do início da abertura oficial e também no encerramento.

Medial ao ato solene, foram executados os hinos municipais, acompanhado de suas respectivas bandeiras sendo conduzidas por cada Secretária ou Secretário Municipal de Educação, momento relevante que chegou a emocionar os conferencistas. Como sempre, Colinas esteve em evidência com a entrada triunfante da Secretária Municipal de Educação Socorro Borba Torres, aplaudidíssima por todos os participantes e em especial, frente a sua delegação composta por mais de 60 integrantes, sendo dentre todos os municípios a maior e mais expressiva.

A gestora regional de educação Geralda Alves congratulou os conferencistas e abriu oficialmente a COMAE 2018. O chefe de gabinete da prefeitura de São João dos Patos, Sr. José Mário, proferiu um rápido discurso, dando ênfase à importância das tecnologias no contexto educacional e aspirando que a conferência seja um sucesso, Haja vista que é um dos projetos que pode tirar o Maranhão da amarga posição no setor da educação, disse o assessor da prefeita da cidade anfitriã.

O prefeito de Mirador Roni Pereira pronunciou que como gestor municipal jamais poderia se ausentar de um evento com tamanha magnitude, até porque é um educador de formação superior e também pediu que os profissionais da educação acoplassem as mãos para superar as dificuldades no setor.

Geralda Alves agradeceu a todos que compareceram à conferência reconhecendo-a como uma vertente de conhecimentos e acima de tudo um convite para repensarmos nossos papéis e nossas atitudes; portanto, dessa forma demonstraremos um compromisso com a educação que queremos.

As palestras foram ministradas pelos professores Cícero Pereira dos Santos e a professora Maria Helena Ribeiro Maciel doutora em educação e que veio de João Pessoa – Paraíba para participar do evento. Os delegados aprovaram o regimento interno da conferência e após o almoço (no local) houve a discussão e proposições do documento do CONAE e do PPE nos oito eixos temáticos.

Utilizando-se de artimanha política, na tarde do dia 06, o ex-deputado Gastão Vieira brotou na conferência em companhia da vereadora patoense Raiana e aproveitou a ocasião para falar de educação, criticando as novas metodologias de ensino, o que para mim é contraditório, já que o mesmo estive a frente dos principais órgãos de educação no Maranhão e até em nível nacional e jamais resolveu os problemas hoje apontados por ele.

Na tarde do dia 07 de março, foi realizada a eleição para a escolha dos delegados rumo a COMAE que será realizada em São Luís. A URE de São João dos Patos, obviamente envolvendo todos os municípios que a compõe, foi assegurada o direito legal de ocupar 25 vagas para a delegação da COMAE na capital do estado, o que de fato aconteceu.  Na ocasião, foram eleitos 5 representantes do município de Colinas, que mediante ao altíssimo índice de concorrência posso afirmar ter sido um número expressivo.

Post Author: Antonio José

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *