EDIFICAÇÃO CINEMATOGRÁFICA “MATERNIDADE HUMBERTO COUTINHO” FOI CONSAGRADA E ESTÁ EM PLENO FUNCIONAMENTO EM COLINAS – MA

EDIFICAÇÃO CINEMATOGRÁFICA “MATERNIDADE HUMBERTO COUTINHO” FOI CONSAGRADA E ESTÁ EM PLENO FUNCIONAMENTO EM COLINAS – MA

Foi inaugurada em 26 de setembro de 2018 às 09h00, a pulquérrima Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas – MA. Para construção da maternidade, o poder público estadual investiu R$ 8.386.327,87. São 2.700 m² de área construída. Parabenizo Governador Flávio Dino e Vice Carlos Brandão pela belíssima iniciativa em proteger novas vidas; afinal, faz-se necessário a perpetuação da espécie humana. Na ocasião, foi inaugurado também o sistema de ciberespaço – internet gratuita “Maranet” instalada na Praça Dias Carneiro, localizada no centro da cidade.

A maternidade beneficiará pacientes da região de São João dos Patos, que inclui 15 municípios – Colinas, Barão de Grajaú, Benedito Leite, Buriti Bravo, Jatobá, Lagoa do Mato, Mirador, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão e São João dos Patos.

A maternidade dispõe de 52 leitos, sendo eles 43 leitos de internação e nove na Unidade Neonatal de Cuidados Progressivos – destes, três são Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), três de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e três de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa). A maternidade faz parte da rede de unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A execução da obra foi da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).

A Maternidade Humberto também terá um Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo e um posto para registro de nascimentos que também já foi inaugurado e está em pleno funcionamento. O Posto de Registro Civil de Nascimento, integra a política de combate ao subregistro da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão, Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Comitê Estadual de Combate ao Subregistro, cartórios e prefeituras municipais.

 

 

Post Author: Antonio José

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *