MUNICÍPIO DE JATOBÁ ACALORA ANO LETIVO 2019 COM ENCONTRO TÉCNICO FORMATIVO DIRECIONADO A BNCC MINISTRADO PELO PROFESSOR ANTONIO JOSÉ

Município de Jatobá – MA, abriu ano letivo de 2019 com Encontro Técnico Pedagógico Formativo relacionado à BNCC, nos dias 18 e 19 de fevereiro, sendo o segundo dia reservado para a execução do Planejamento Didático Pedagógico.

O aludido ofício contemplou todos os professores integrados juntos à rede pública municipal de ensino, para um meticuloso estudo no que tange a análise e compreensão Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Participaram também do evento, Supervisores Escolares, Secretária de Educação – Antônia Alves, Coordenador Pedagógico do Município – Genésio Lima, Gestores e Auxiliares.

As formações e implantação da BNCC é uma exigência do MEC em todo Brasil, sendo que o principal meio de articulação para a efetivação dos encontros formativos nas esferas municipais devem ser sempre intermediados pelas Secretarias Municipais de Educação, obviamente com o apoio do poder executivo local que em Jatobá funcionou esplendidamente bem.

Vale ressaltar que a dedicação dos servidores, frente à grandiosidade da temática não deixou lacuna alguma, haja vista o desvelo dos profissionais que estiveram ativamente, debatendo e produzindo conhecimentos em grupos e socializando-os posteriormente com belíssimas produções e apresentações na plenária geral.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Este documento normativo aplica-se exclusivamente à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana.

As diferenças regionais, como linguagem e cultura não irão dificultar a implantação da Base. Cada rede e cada escola poderá incluir em seus currículos e PPP as especificidades regionais.

A Base orienta os currículos com o que ensinar, ou seja, os conhecimentos e habilidades essenciais para todos os brasileiros.

O como ensinar fica a cargo de cada rede e cada unidade escolar. Assim, o direito a um aprendizado de qualidade para todos fica garantido, e as diversidades regionais e a autonomia do professor também.

A BNCC trará o essencial que todos os currículos, de todas as redes, deverão ensinar. Cada rede poderá incluir, além do que determina a BNCC, os conhecimentos regionais que julgarem pertinentes.

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

As competências gerais da BNCC, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB.

Post Author: Antonio José

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