AULAS DE “HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL” MINISTRADAS NO MUNICÍPIO DE ITAPECURU MIRIM NO CAMPUS UEMA /CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA

AULAS DE “HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL” MINISTRADAS NO MUNICÍPIO DE ITAPECURU MIRIM NO CAMPUS UEMA /CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA

Tive a alacridade de conhecer a cidade e os acadêmicos do município de Itapecuru Mirim – MA, no Campus da UEMA, onde na ocasião ministrei a disciplina “História do Brasil Imperial” no período de 06/07 a 21/07/2019 (três finais de semana consecutivos), confesso que mesmo diante de minha longa trajetória profissional no palco educacional; externo sem receio que foi uma das turmas mais preparada intelectualmente por onde já passei, compreendendo no âmbito das instituições públicas e privadas.

O curso de História Licenciatura é uma graduação diferenciada por ser uma formação de nível superior que habilita o profissional a ministrar aulas em qualquer nível, obviamente na área específica, como é caso da turma de Acadêmicos do Campus UEMA em Itapecuru Mirim – MA; no entanto, para está hábito a exercer o ofício legalmente, o estudante precisa concluir o curso com aproveitamento satisfatório e participar da outorga de grau e diplomação.

A estrutura Curricular do curso de História Licenciatura contempla não só os períodos históricos, como pré-história, história antiga, medieval, contemporânea; bem como, abrange a formação das mais diversas regiões do Brasil e todos os continentes em escala planetária, tais como: Ásia, África, Europa, América e Oceania, estando a América subdivida em três subcontinentes América do Sul, América Central e América do Norte. Acrescenta-se a isso tudo outras teorias que são necessárias para ter como base o conteúdo de história.

A profissão historiador não era reconhecida no Brasil até pouco tempo, mas agora tudo mudou e a situação já é oficial. O historiador é aquele que vai estudar o passado das organizações humanas, inclusive a própria conduta do homem. Entre esses aspectos, podemos contemplar a economia, a cultura, as suas diferentes ideias, o conceito de sociedade de cada época e o cotidiano.

Post Author: Antonio José

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.