DIPLOMAÇÃO OFICIAL EM ATO SOLENE NA FORMATURA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE JORNALISMO

Transcorreu no dia 03 de agosto de 2019 na Igreja Cristã Evangélica em Colinas –MA, a Solenidade Oficial de Formatura do Curso de Jornalismo, ministrado pelo Instituto Brasileiro de Estatística, Cultura Educação e Comunicação. A mesma contou com acadêmico de vários municípios ciclo vizinho. Na ocasião, tive a proeza de adicionar mais essa façanha em meu currículo, agora estou credenciado legalmente para o esmero na imprensa.

O exercício do ofício de Jornalismo proporciona a responsabilidade de buscar, investigar, dirigir e transmitir notícias, através dos meios de comunicação, tais como: jornais, revistas, rádio, televisão e no ciberespaço digital.

O sigilo de fonte do jornalista é garantia constitucional estampada com toda clareza no inciso XIV do artigo 5º da Constituição da República, em que se lê: “XIV – é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”.

Diariamente, esse trabalhador possui livre acesso a investigar e divulgar fatos e informações de interesse público, redigir e editar reportagens, fazer entrevistas e escrever artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Pode se especializar em acompanhar os acontecimentos na política, na economia ou na administração pública. Ou se dedicar a divulgar novidades no campo da ciência, dos esportes, da saúde e da cultura.

O jornalismo mudou, e os recém-formados devem acompanhar a nova realidade. Embora meios impressos como jornal e revista ainda tenham seu lugar, a produção digital, com o crescimento das mídias sociais, consolidou-se como um importante canal de comunicação. Isso mexe com o perfil do profissional, que precisa dominar ferramentas como o web analytics, que é a análise de dados qualitativos e quantitativos de um site, com o objetivo de aumentar a sua audiência.

Post Author: Antonio José

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *