ESCOLA GONÇALVES DIAS CELEBRA SEMANA DA PÁTRIA NOS MEANDROS CRÍTICO SOCIAL

A escola municipal Gonçalves Dias, localizada em Jatobá – MA, Povoado Cachimbos, realizou com êxito um momento cívico que já vinha sendo trabalhado por intermédio do Projeto Escolar: “A Escola Proclamando a Independência do Brasil”, em alusão a independência do Brasil na manhã do dia 6 de setembro do ano em curso, no “Balneário Prainha”. Vale ressaltar que a comunidade esteve presente durante o evento que contou com belíssimas apresentações dos acadêmicos.

Uma das funções da escola é contribuir para a formação do cidadão crítico e atuante na sociedade, e isso se dá mediante ao processo ensino aprendizagem e a contextualização da práxis pedagógica junto aos educandos, contemplando a realidade sócio cultural no que tange aos valores e costumes, são conhecimentos que levarão o educando a adquirir condições para efetivar tal formação.

Partindo desse pressuposto, desenvolvemos na escola/comunidade, o  Projeto Escolar: “A Escola proclamando a Independência do Brasil” que objetivou celebrar a Independência do Brasil, numa concepção crítico social, proporcionando a reflexão referente às mudanças ocorridas no país com recortes pontuais.

Dessa forma, consiste a importância do referente projeto, em não só comemorar uma data cívica, ou cumprir protocolo do calendário escolar municipal, mas, sobretudo, informar, formar, proporcionar conhecimentos, atualizar informações e fazer com que o aluno e a  comunidade cresçam também em conhecimentos científicos e valores culturais.

A temática ressaltou a reflexão sobre a independência a partir do ambiente, nos meandros onde os alunos estão inseridos no contexto escolar, seus valores, costumes, práticas sociais, e inclusive, o Brasil não só da independência, mas, sobretudo o Brasil dos dias contemporâneo.

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política pelo menos em escala diplomática.

Post Author: Antonio José

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *