COLINAS IMPLANTA PRIMEIRA ESCOLA GENUINAMENTE MUNICIPAL EM TEMPO INTEGRAL

O município de Colinas-MA, mesmo diante de uma situação pandêmica teve a ousadia, sutileza e determinação de implantar a primeira escola em tempo integral, utilizando como parâmetros legais as Leis 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, PNE – PL 8035/10, que estabelece e autoriza a possibilidade de implantação do ensino público em tempo integral para crianças e jovens.

Mediante os pressupostos legalísticos, e por ser um sonho até então utópico, a Secretária Municipal de Educação – Maria do Socorro Borba Torres, em simetria com o poder executivo municipal buscou junto ao Secretário de Estado da Educação – Felipe Camarão, dentre outros órgãos de estado, a aquisição do prédio C.E. Martinha Meneses por meio de doação (até porque o próprio se encontrava inativo), diante de tal fato, o parecer foi favorável para o município.

O Projeto de Qualificação de Educação em Tempo Integral foi consolidado e acatado prontamente pela prefeita Valmira Miranda que deferiu no ato, a outorga para as devidas instalações e os procedimentos legais rumo ao funcionamento da primeira Instituição de Ensino CEMIC – Centro de Ensino Municipal Integral de Colinas.

A estrutura organizacional técnica, pedagógica e administrativa da escola é composta por uma Gestora Geral, Diretora Pedagógica e uma Supervisora de Ensino; compondo-se ainda dos seguintes servidores: professores – 6; secretária – 1, auxiliar – 1, merendeiras – 6, agente de vigilância patrimonial – 4, agente operacional de serviços diversos – 4.

A escola oferece a modalidade de Ensino Fundamental II, (6º ao 9º Ano), possuindo um corpo discente constituído por 5 turmas com 20 estudantes em cada sala, atendendo um montante de 100 alunos.

No dia 09 de abril de 2021, a escola CEMIC realizou o primeiro encontro presencial com a comunidade escolar; na ocasião, os servidores foram apresentados aos pais, bem como outras personalidades convidados. Vale ressaltar que os trabalhos preparatórios para o início do ano letivo de 2021, transcorrem desde o dia 17 de março, incluindo planejamento didático pedagógico, oficinas pedagógicas e preparação das salas para recepcionar sua clientela.

Segundo informações concedidas pela Gestora Geral – Jeane Abreu de Oliveira, a escola CEMIC, estará estreando seu funcionamento normal e presencial em tempo integral no dia 19 de abril de 2021.

Post Author: Antonio José

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *