JATOBÁ REALIZA VACINAÇÃO EM MASSA EM SERVIDORES DA EDUCAÇÃO A PARTIR DOS 40 ANOS DE IDADE

O município de Jatobá-MA, vem cumprido todas as metas de vacinação promovida pelo Ministério da Saúde contra a Covid-19, tal fato vem transcorrendo gradativamente a medida que as doses são disponibilizadas pela Secretaria Estadual da Saúde; entretanto, ontem (28/04/2021), a campanha de imunização foi intensificada em altíssimo grau por meio da vacinação em massa proporcionada aos professores (a partir dos 40 anos de idade), pertencentes a rede pública municipal de ensino.

Vacinas são preparações que ao serem introduzidas no organismo, desencadeiam uma reação do sistema imunológico (semelhante à que ocorreria no caso de uma infecção por determinado agente patogênico), estimulando a formação de anticorpos e tornando o organismo imune a esse agente e às doenças por ele provocadas.

A vacinação contra covid-19, tornou-se tema de presença praticamente obrigatória. A diversidade de opiniões só não é maior do que a paixão dos defensores das teses que gravitam ao redor (de um lado e do outro). Diante de tamanha polarização inadequada, cabe evocar o que dizem a ciência e a medicina sobre o poder da imunização para que a escolha final seja a adesão a vacinação.

As vacinas são produtos biológicos que funcionam com base em conceito simples e bem estabelecido: mimetizar a reação imune fisiológica, oferecendo ao organismo humano a provocação necessária para que se desenvolva a imunidade, sem que o indivíduo tenha que se expor aos riscos da infecção natural.

Vale ressaltar que o desenvolvimento dos imunizantes contra covid-19 resulta de avanços científicos e tecnológicos acumulados ao longo de mais de um século de estudos e pesquisas sobre o tema. Neste processo, os fabricantes e cientistas devem comprovar a superação de diferentes etapas para que, ao final, o produto entregue seja o mais seguro e eficaz possível.

Neste sentido, cabe aos brasileiros seguir as orientações das autoridades sanitárias e aos gestores tomarem todas as providências para que a vacinação transcorra sem anarquias.  Portanto, caríssimos amigos e amigas, é preciso ter esperança de que estamos caminhando para a superação dessa crise sanitária que tanto assola a humanidade. Para tanto, apoiar e participar da campanha de vacinação contra a covid-19 é imprescindível a existência e perpetuação da espécie humana.

Post Author: Antonio José

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *