SEMED/COLINAS INTENSIFICA CAMPANHA DA BUSCA ATIVA SIMULTANEAMENTE

A Busca Ativa no município de Colinas – MA, vem sendo um sucesso, haja vista as ações contínua e simultânea promovidas pela Secretária Municipal de Educação em parceria com as instituições de ensino, tendo como foco a captação de estudantes que eventualmente estejam fora da escola; inclusive, uma das ações primordiais na conquista do Selo UNICEF para o município de Colinas, “façanha inédita advinda na última edição” (2020), ocorreu em função de múltiplas e intensas ações efetivadas pela Secretária Municipal de Educação, em consonância com outras secretarias do município supra mencionado.

A adesão do município ao Busca Ativa, sobreveio inicialmente no dia 07/12/2017, sendo realizado o 1º encontro formativo institucional no dia 07 de agosto do referido ano no CESCO/UEMA.

Recentemente, mais precisamente no dia 28/04/2021 aconteceu o lançamento oficial da campanha de articulação na Quadra Ferdinã Torres; na ocasião, a Secretária Municipal de Educação- Maria do Socorro Borba Torres, apresentou as equipes de linha de frente para aturem no campo com visitas in loco às famílias, contemplando todos os bairros e centro da cidade nesse primeiro momento, compreendendo o período de 27/04 a 07/05/2021.

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

A Busca Ativa Escolar no município de Colinas, tem como Articulador o professor Antonio José Pereira do Nascimento, representando-o junto ao estado e a UNDIME-MA.

Veja a abaixo a comissão constituída legalmente e cadastrada no sistema para mediar, gerir e acompanhar os trabalhos em esfera municipal.

Antonio José Pereira do Nascimento – Coordenador Operacional

Alcione Sousa Costa Moura – Agente Comunitário

Antonio Wagner Nunes de Sousa Moreno – Coordenador Operacional

Eliene Alves dos Reis Barroso – Agente Comunitária

Francisca Maria Diniz Nogueira – Supervisor Institucional

Regivânia de Maria Ribeiro de Sousa dos Santos – Gestor Político

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola, bem como a busca incessante por novos alunos que supostamente estejam fora da escola.

Post Author: Antonio José

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *